Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca "Aqui há sonho" dá-lhe as boas-vindas.

Conta-nos uma História! 20-21.png

 

Foi ontem divulgada a lista das histórias vencedoras da 12.ª edição do concurso "Conta-nos uma história". Histórias produzidas por crianças da Educação Pré-Escolar e por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, nas modalidade de áudio e vídeo.

Link da notícia no sítio da DGE: https://erte.dge.mec.pt/noticias/vencedores-do-concurso-conta-nos-uma-historia-12a-edicao

Link da lista das histórias vencedoras nesta 12.ª edição: https://erte.dge.mec.pt/resultados-do-concurso-12a-edicao

No nosso Agrupamento foram 3 as turmas que se dedicaram a este Concurso, treinando assim vários dos parâmetros de leitura, a memorização e a arte da ilustração e representação.

Escola E.B.1/J.I. de São Marcos n.º1:

3.ºC – prof.ª Maria Cristina Novo – “Gatinho Maio”, uma história original produzida pelos alunos da turma no ano letivo 2019/2020, no âmbito do Projeto “Histórias da Ajudaris” e inserida num dos volumes do Projeto: https://youtu.be/dPg-w1vJePQ

3.ºD – prof.ª Maria Luísa Amim – “A Carochinha”, uma história adaptada do livro de Luísa Dacosta (educação literária): https://youtu.be/W-1SkVBTMJE

Escola E.B.1/J.I. de São Marcos n.º2:

3.ºA – prof.ª Isabel Gonçalves – “A Carochinha”, uma história adaptada do livro de Luísa Dacosta (educação literária): https://youtu.be/hyEa1liryNA

A Biblioteca Escolar “Aqui há Sonho” acompanhou e apoiou as turmas participantes e congratula alunos e professoras pela disponibilidade e empenho durante todo o processo. Estamos todos de parabéns!

Bons sonhos literários…

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:52

descarregar.png

A Biblioteca Aqui há Sonho viajou do Sistema Solar às estrelas e das galáxias aos confins e ao início do Universo através da sua participação, com um grupo de alunos do 6.º F (ano letivo 2019/2020), do 7.º C e de Educação Especial (ano letivo 2020/2021), orientados pelos professores: Vera Pyrrait, João Lacerda, Isabel Bravo e Elisabete Sousa, -no Ler + Espaço Ar-,  um projeto de literacia científica proposto pelo Plano Nacional de Leitura, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), parceiros do PNL.

Assim, inspirados na famosíssima obra, - o Principezinho -, de Antoine de Saint-Exupéry, os alunos, numa oficina de escrita criativa, elaboraram o texto de ficção literária: “Principezinho e os critantes: uma amizade do tamanho de um arranha-estrelas”:

«Aquela noite, que começou por ser uma tempestade, tornar-se-ia muito especial para o principezinho. Uma grande aventura o esperava: a descoberta de que quando temos amigos, nunca temos razões para desistir. Diferente das outras noites, aquela fora a noite mais fria que gelo e nem o seu melhor cobertor de poeira e pó de estrelas o conseguiu aquecer.»

Lê a história e sabe mais em:

https://pnl2027.gov.pt/np4/projetosescolaslerespaco.html

A história criada encontra-se representada plasticamente através de uma figura tridimensional. Aprecia- a aqui:

https://youtu.be/EmWO-CKT6wQ

E foram enriquecedores os momentos passados entre alunos e professores, e à semelhança do principezinho da nossa história sentimo-nos felizes, na escola, a elaborar os trabalhos. Estamos todos de parabéns pela nossa participação no Ler + Espaço AR! Uma experiência com toda a certeza a repetir!

“E, quando um dia, o pôr-do-sol devolveu um céu limpo ao asteroide B 612, o principezinho nem sequer pensou regressar ao seu asteroide. O seu lar era onde era feliz e só era feliz junto dos seus amigos”.

E como o nosso trabalho foi reconhecido pelo PNL estamos, assim, convidados a participar no encontro - Ler + Espaço - que  se realizará, dia 24 de novembro de 2021, Dia da Cultura Científica.

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:57

Mais um ano letivo e mais uma vez o Agrupamento de Escolas D. João II - São Marcos - Sintra, participou na 9.ª edição do Concurso "Imagens contra a Corrupção" elaborando cartazes e um pequeno vídeo alusivo à temática da corrupção, suborno e ética.

Ao nível do 1.º ciclo, a turma do 4.ºC, entre o formato online e o presencial, e sempre com acompanhamento por parte da Biblioteca Escolar, idealizou uma série de imagens que originaram num cartaz simples mas direto:

Cartaz - Imagens contra a CORRUPÇÃO - Ouve o cor

A Biblioteca Escolar assume um papel importante no desenvolvimento do sentido crítico dos jovens e na forma como eles irão exercer a sua cidadania e aqui está a prova de que as ideias surgem após sessões de diálogo; de visualização de situações diversas e sua análise crítica;...

As nossas turmas do 3.º ciclo e Secundário produziram trabalhos fantásticos e aqui deixamos os respetivos links para consulta:

 

Convidamos todos a visionarem os trabalhos vencedores em: https://www.cpc.tcontas.pt/

As professoras bibliotecárias da Biblioteca Escolar "Aqui há Sonho" agradecem o empenho de todas as turmas envolvidas neste Concurso! Alunos e professores realizaram um trabalho de louvar dando realce à cidadania e valorizando o trabalho de articulação.

Este Concurso é promovido, anualmente, pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) e conta com diversos parceiros e patrocinadores, sendo eles: Escola Superior de Comunicação Social, Plano Nacional de Leitura 2027, Rede de Bibliotecas Escolares, APORVELA, Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, Fundação INATEL.

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:17

O Dia Mundial da Internet tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos usuários. Esta data foi estabelecida pela ONU - Organização das Nações Unidas - em janeiro de 2006.

Para não deixar passar a data em branco a Biblioteca Escolar "Aqui há Sonho" disponibiliza um desdobrável relativo à NETIQUETA: Etiqueta Online - Sabem o que é? Não?! A etiqueta online determina uma série de regras de saber estar quando comunicamos em linha. Vamos conhecer algumas delas?

Folheto- NETIQUETA I - Susana Ferreira Baião.jpg

Folheto- NETIQUETA II - Susana Ferreira Baião.jpg

Esperamos que estas dicas vos ajudem a ser um cidadãos digitais mais atentos e responsáveis!

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:02

Capa - O Burro Mentiroso.png

No âmbito do Projeto "Mais vale Prevenir", da chancela do Conselho de Prevenção da Corrupção, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, a sala do 0C, da educadora Cidália Damião, embarcou na aventura de criar uma fábula anti-corrupção e o resultado foi fantástico!

Através de um trabalho colaborativo surgiu o produto final que partilhamos aqui:

O Burro Mentiroso (uma fábula anti-corrupção)

Este projeto promoveu a construção da identidade das crianças, do seu olhar crítico sobre si, os outros e o mundo, promovendo a articulação, já habitual, com a Biblioteca Escolar, e complementando aprendizagens.

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:51

5 de maio Dia Mundial da Língua Portuguesa.png

Cartaz elaborado pela Biblioteca Escolar "Aqui há Sonho"

“Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).” – Rede de Bibliotecas Escolares – RBE

A UNESCO convida todos a assistir e a partilhar o vídeo “Dia Mundial da Língua Portuguesa – uma língua, tanto para unir”, com assinatura da DDB Lisboa

Esta data tem também a parceria do INSTITUTO CAMÕES que vale a pena visitar.

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:35

22
Abr21

No Dia Mundial da Terra…

por Sonhos de Rei

Quem disse que a Terra não personifica na perfeição o ser humano? Ela sente, ouve, comunica, sofre, chora...
Paremos um pouco para escutar os seus lamentos, não só neste dia mas a cada dia da nossa existência. Tal como nós, ela necessita de momentos para ser ouvida e compreendida para que possa continuar a ter forças para nos conseguir fazer sonhar a cada dia.
Já que dela dependemos por que não apostar numa mentalidade mais sustentável?

“Olha a Terra à tua volta, deita-te no chão e sente o coração do planeta a bater.” – Paulo Coelho

Vale a pena refletir.

siendocreativos.com.jpg

il. siendocreativos.com

Bons sonhos literários…

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:26

Imagem compacta.png

Uma das ofertas da Biblioteca Escolar prende-se com o apoio aos alunos quanto a tarefas de pesquisa, com a rubrica “Navegando e Pesquisando”. Como sabemos, um trabalho de pesquisa, para que fique bem elaborado, requer que se sigam uma panóplia de passos, tais como:

  1. Identificação do tema;
  2. Estratégias de pesquisa;
  3. Seleção das fontes;
  4. Apontamento de informação de interesse;
  5. Organização da informação;
  6. Avaliação do trabalho de pesquisa.

Assim, uma das nossas turmas de 3.º ano de escolaridade decidiu realizar um trabalho de pesquisa relacionado com as Lendas de Portugal, integrado no Projeto Relações Intergeracionais  “Aprender… em Família”, recorrendo à Biblioteca Escolar, ainda em tempo de E@D (ensino à distância).

O que fizemos? Explorámos o nosso folheto “Bora lá Pesquisar?” onde se encontram espelhados todos os passos a ter em conta aquando de um trabalho de pesquisa assim como o guião de pesquisa, facilitador da tarefa.

Desdobrável - "Bora lá Pesquisar?"

Guião de Pesquisa

De seguida, disponibilizámos uma série de sítios credíveis/seguros para que os alunos não se sentissem perdidos e não caíssem no erro de consultar sítios inseguros.

Lista de links de sítios pesquisáveis para o tema em questão:

Também se abordou a pesquisa em formato presencial, aquando da utilização do espaço da Biblioteca Escolar, para que relembrassem o significado das cores e dos números que costumam encontrar nas estantes.

Nos dias posteriores a esta sessão, os alunos foram realizando as suas pesquisas, ao seu ritmo, e acabaram por surpreender, quer pela diversidade de escolha de lendas, quer pela diversidade das apresentações.

Os alunos pesquisaram lendas, tais como:

- Lenda do Penedo dos Ovos;

- Lenda do Galo de Barcelos;

- Lenda da Boca do Inferno;

- Lenda de Melides;

- Lenda do Castelo de Bragança;

- Lenda da Inês Negra;

- …

Guiaram-se pelos links disponibilizados pela Biblioteca Escolar; através da consulta do Youtube e pela ajuda prestada pelos pais.

Os trabalhos surgiram em formato manuscrito e/ou em formato word (utilizando o guião que lhes foi facultado); através de apresentações em Powerpoint e houve até apresentações em formato de teatro de marionetas e de sombras.

Alguns dos alunos salientaram o seguinte:

“Não tive dificuldade a encontrar a informação necessária. Para além de consultar o endereço indicado ainda consultei outro com a ajuda dos pais.”

“Aprendi a pesquisar em sites seguros e a preparar o guião de pesquisa.”

“Percebi que temos de ter cuidado com a informação que lemos na internet e que nem tudo é verdadeiro.”

Tanto a Biblioteca Escolar como a professora titular de turma congratulam os alunos pelo esforço colocado nesta proposta de trabalho agradecendo às famílias o acompanhamento que prestaram em paralelo connosco.

É realmente prazeroso verificar que este tipo de trabalho tão importante para a construção de um bom estudante foi levado a sério, agarrado com afinco e vontade de repetir.

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:15

A Biblioteca Escolar propõe a leitura de algumas histórias relacionadas com o tema de entre elas: "O crocodilo que não gostava de água", de Gemma Merino e "O homem de água", com texto de Ivo Rosati e ilustrações de Gabriel Pacheco (histórias dinamizadas no formato online com o intuito de abranger o máximo de turmas possível).

Dia Mundial da Água.jpgSendo a água um dos bens essenciais à existência humana e que tantas vezes é desperdiçada, a Biblioteca Escolar reuniu e disponibiliza, como sugestões, uma série de conteúdos relacionados para descobrir um pouco mais sobre a temática e refletir sobre a mesma:

Um sítio com curiosidades, histórias, jogos e muito mais: 

https://snirh.apambiente.pt/junior/?menu=3.4&item=1&subitem=5

Vídeo de Animação: A água é um mundo fantástico!

https://youtu.be/V8hZwx2Clg0

Ciências Experimentais:

  • Aqui há ciência: “Xilofone de Água”

https://youtu.be/d6ZHHjMsoHg

  • Aqui há ciência: “Copo Colorido”

https://youtu.be/FtaWkQQecps

  • Aqui há ciência: “Submarino na Garrafa”

https://youtu.be/pY4Igpj7Qf8

Melodia:Avô Cantigas: “Planeta Azul”: https://youtu.be/-sk-vqICjzw

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:35

O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro foi assinalado no passado dia 04 de fevereiro mas adotámos todo o mês para destacar esta problemática de saúde que atinge uma boa parte da população mundial. A doença pode ser ultrapassada se detetada a tempo e se as pessoas estiverem alerta relativamente aos comportamentos de redução de riscos.

Mensagens de ânimo - Liga Portuguesa contra o Can

Uma das nossas turmas foi convidada a elaborar mensagens e ilustrações de ânimo, mensagens de incentivo para quem sofre de doenças oncológicas, e acima temos uma amostra do resultado final. A leitura da história "Os superpoderes da Júlia", com texto de Ana Oom e ilustrações de Sara Fonseca, foi o mote:

"Os superpoderes da Júlia"

Todas as mensagens e ilustrações foram encaminhadas para a Liga Portuguesa contra o Cancro para que as fizessem chegar até quem necessita de esperança. Esperamos que cada mensagem tenha estampado um sorriso no rosto de quem a recebeu.

A Biblioteca Escolar "Aqui há sonho" agradece à professora Carla Ribeiro por ter agarrado este desafio, e o empenho e o carinho que os nossos alunos colocaram no mesmo.

Bons sonhos literários...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:59


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Posts mais comentados